Brasil um país um mundo chega a Cuiabá

Exposição ficará de 27 de abril a 19 de maio no Pantanal Shopping.

29 de abril de 2014 às 17h00

Neste sábado (26/04) pela manhã, Cuiabá recebeu a visita de três ex-jogadores campeões mundiais pela Seleção. Cafu, capitão do penta e presente na campanha do título de 1994, e os também tetracampeões Paulo Sérgio e Ronaldão participaram do lançamento da exposição BRASIL um país um mundo, que traz para o Pantanal Shopping cerca de 100 relíquias usadas em jogos oficiais da Seleção desde a Copa do Mundo de 1930.

Em coletiva, o ex-lateral direito falou do papel realizado pela exposição no resgate da memória do futebol brasileiro e na valorização dos atletas como protagonistas de uma história que se mescla com as raízes brasileiras e a construção do país que conhecemos hoje. “Para sermos penta em 2002, alguém lá atrás construiu toda uma história de títulos da Seleção. Essas pessoas são campeões: não existe ex-campeão, é algo que você leva para sempre”, disse. “Com essa exposição, queremos que o povo cuiabano que venha aqui visitar essa coleção se sinta parte dessa história, se sinta dono da Copa do Mundo."

Já Paulo Sérgio comentou que, ao repassar os diversos olhares que a exposição incide sobre o futebol, foi impelido a construir uma compreensão mais ampla do esporte. “O público vai perceber que há uma intensa sintonia entre o futebol e a moda, os artistas, as inovações tecnológicas, o marketing... temos que repensar a verdadeira importância do futebol para os brasileiros.”

BRASIL um país um mundo abre para o público amanhã, a partir das 12h, e fica em cartaz até 19 de maio no Piso 2 do Pantanal Shopping. Além de reviver a história de conquistas mundiais da Seleção Brasileira por meio de painéis, fotos e peças históricas, a mostra também retrata o futebol como um elemento formador da identidade cultural brasileira, que dialoga e evolui junto com diversos aspectos da nossa sociedade – desde religião até tecnologia, passando por antropologia, arte, moda e publicidade.

A exposição integra o Programa Oficial do Governo Federal da Copa do Mundo FIFA 2014 e rodará todas as cidades-sede até julho – desde a estreia em Brasília, em dezembro passado em Brasília, jápassou por Curitiba, Salvador, Recife, Porto Alegre, Natal, Fortaleza e Belo Horizonte. O projeto tem patrocínio de CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Banco do Brasil e Petrobras, co-patrocínio de Correios, BNDES e Banco do Nordeste e apoio de Rede Anhanguera, revistas Placar e Veja, Getty Images, Elemidia e Pantanal Shopping.

 

Confira abaixo as próximas temporadas da exposição:

Manaus: 01/06 a 25/06
São Paulo: 10/06 a 15/07
Rio de Janeiro: 12/06 a 14/07

 

EXPOSIÇÃO BRASIL UM PAÍS UM MUNDO

TEMPORADA: 27 de abril a 29 de maio

HORÁRIO: de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 12h às 20h (não funcionará em feriados)

LOCAL: Pantanal Shopping, 2º Piso

ENDEREÇO: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3.300, Jardim Aclimação, Cuiabá-MT – CEP 78050-250 – fone: (65) 3617-4027

ENTRADA: Grátis