Cafu vai a expo pedir a mineiros que vivam a copa do mundo

Capitão do penta ganhou a companhia de dois atletas do Tri, Dadá e Ado, para inaugurar mostra no Shopping Del Rey que reúne peças raras para narrar a história do futebol no Brasil desde início do século XX.

14 de abril de 2014 às 18h00

Foi dado o pontapé inicial para a exposição BRASIL um país um mundo, mostra que reúne mais de 100 relíquias do futebol brasileiro, entre camisas antológicas, bolas, chuteiras e luvas usadas pelos jogadores que construíram a gloriosa história da Seleção Brasileira pentacampeã do mundo. A capital mineira é a oitava cidade-sede a receber a exposição — desde dezembro, o projeto, que integra a Programação Oficial do Ministério do Esporte para a Copa do Mundo, já passou por Brasília, Curitiba, Salvador, Recife, Porto Alegre, Natal e Fortaleza.

Hoje (14/04) pela manhã, três ex-jogadores que contribuíram para a construção desse legado do nosso futebol estiveram no estacionamento do Shopping Del Rey para apresentar a exposição: Cafu, campeão do mundo em 1994 e 2002; e dois atletas do Tricampeonato em 1970, no México – o goleirão Ado e o mítico centroavante Dadá Maravilha. Cafu convocou o público de Belo Horizonte a reviver os títulos que construíram a reputação do Brasil como o país do futebol. “A exposição é uma oportunidade para todos brasileiros se apropriarem desse evento. Em nenhum outro lugar vocês verão objetos históricos como esses, que pertenceram a alguns dos maiores craques da história do futebol. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas mergulhem na história das Copas, com que elas se sintam parte desse momento único”, disse.

Por sua vez, Dadá Maravilha salientou que está confiante na conquista do hexa. “Desde a minha época os jogadores falavam que o futebol é uma caixinha de surpresas, que não se pode prever o placar porque na hora são 11 de cada lado... Eu nunca concordei com isso. Para mim o jogador precisa ter confiança, cantar a vitória mesmo. Eu inventava todo o tipo de coreografia porque as pessoas torciam pelo meu gol só para ver como eu iria comemorar”, disse. Ele, que é um dos maiores artilheiros do futebol brasileiro, apoiou Fred como centroavante absoluto da Seleção na Copa de 2014. “Eu adoro o Fred, ele é muito bom jogador.”

Patrocinada pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Banco do Brasil e Petrobras, co-patrocinada pelos Correios, BNDES e Banco do Nordeste e apoiada por Rede Anhanguera, revistas Placar e Veja, Getty Images e Shopping Del Rey, BRASIL um país um mundo será dividida em eixos temáticos — cada qual demonstrando como o futebol, muito mais que modalidade esportiva, é elemento formador da identidade brasileira, permeando e dialogando com as mais diversas áreas de conhecimento, como história, moda, publicidade, tecnologia, religião e antropologia.

 

Confira abaixo as próximas temporadas da exposição:

Belo Horizonte: 15/04 a 11/05
Cuiabá: 27/04 a 19/05
Manaus: 01/06 a 25/06
São Paulo: 10/06 a 15/07
Rio de Janeiro: 12/06 a 14/07

 

EXPOSIÇÃO BRASIL UM PAÍS UM MUNDO

TEMPORADA: 15 de abril a 11 de maio
HORÁRIO: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 12h às 20h
LOCAL: Shopping Del Rey — Piso G1, Entrada E
ENDEREÇO: Av. Presidente Carlos Luz, 3001 — Pampulha, Belo Horizonte-MG
ENTRADA: Grátis