Ministro do esporte e pelé abrem exposição que revela o brasil por meio do futebol

A exposição BRASIL um país um mundo, que será inaugurada no dia 17 no Centro de Convenções de Brasília, estará presente nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo.

12 de Junho de 2013, às 13h45.

Aldo Rebelo, ministro do Esporte, Pelé, o embaixador do Brasil para a Copa do Mundo FIFA 2014, e Cafu recebem a imprensa no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, às 11 horas no dia 17/12, para apresentar a exposição BRASIL um país um mundo, que também vai acontecer nas demais cidades-sede da Copa, até julho. Integrante da Programação Oficial do Governo Federal da Copa do Mundo FIFA 2014, a exposição mostra como o futebol permeia as mais diversas áreas de conhecimento e como contribuiu para a formação da nossa identidade por meio de um grandioso e exclusivo acervo de peças históricas do futebol, que inclui objetos, fotos, vídeos, instalações interativas.


Pelé pendura sua camisa da Copa de 1966 no cabide em que estará exposta para o público. Crédito: Bruno Spada/ Tripé Fotografia

Camisas usadas em jogos de Copas, campeonatos oficiais e jogos amistosos, troféus, medalhas, bolas e chuteiras, que narram a história do futebol dos anos 30 até os dias de hoje estão no acervo. “Nós temos que mostrar ao mundo que o Brasil não é bom só dentro do campo, mas também fora dele. A exposição BRASIL um país um mundo é uma oportunidade única de conferir esses valores”, diz Pelé.

O capitão da seleção do Penta, Cafu, diz que a exposição oferece a oportunidade para o país participar ainda mais da cultura e do esporte. Afinal, quem já não se emocionou, sofreu, chorou com a nossa Seleção Canarinho, com ídolos e craques, com cada gol de letra ou de placa? “O futebol é sensacional, muito mais que um esporte”, diz Cafu.

 

O FUTEBOL E A IDENTIDADE BRASILEIRA

Ana Gonçalves, idealizadora do Brasil um país um mundo, diz que a exposição foi pensada de maneira a contar a história do Brasil por meio do futebol: "O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, evidenciando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o país".

 

"Relíquias e peças históricas do futebol vão levar o visitante a uma viagem no tempo. A exposição vai além da bola rolando. Traz o futebol integrado à nossa sociedade e suas manifestações na moda, publicidade, comportamento, tecnologia e artes. A nossa paixão numa visão antropológica e poética”
diz o jornalista Ricardo Corrêa, que divide a curadoria
da exposição com Ana Gonçalves.

 

Patrocinada pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Banco do Brasil e Petrobras, co-patrocinada pelos Correios, BNDES e Banco do Nordeste e apoiada por Rede Anhanguera, revistas Placar e VEJA e Getty Images, BRASIL um país um mundo será dividida em eixos temáticos. No segmento Paixão, Diversidade & Sagrado, vídeos, objetos e fotos mostram as mandingas, as promessas e outras práticas do sincretismo religioso brasileiro invocadas pelo torcedor — o visitante poderá gravar um depoimento de 30 segundos para registrar no site do projeto seu amor pelo esporte.

Na seção Tecnologia, fotos e painéis multimídia com infográficos ilustram a evolução do futebol em termos de estrutura (estádios, os placares), aparelhagem (os materiais e a expertise empregada nas chuteiras e bolas) e de cobertura midiática.

O papel reconciliador desempenhado pelo futebol em diversos episódios da história é tema do segmentoGuerra & Paz, que documenta as emocionantes excursões do Santos e da Seleção Canarinho durante as guerras civis de Zaire e Haiti. Em Moda, o recorte e o estilo dos uniformes de futebol nas várias décadas desde o século XIX são analisados.

 

MONTE SUA SELEÇÃO

Os visitantes vão participar de um quiz que colocará à prova seus conhecimentos futebolísticos: montar a seleção brasileira de todos os tempos. Para isso, o público poderá escalar, dentre todos os jogadores que já disputaram uma Copa pela seleção, seus 11 atletas preferidos. Neste ambiente, totalmente dedicado à interatividade, fãs de futebol de todas as idades também se divertirão com jogos da infância de diferentes gerações de apaixonados por futebol — desde futebol de botão até a tecnologia Kinect que equipa os mais modernos videogames.

 

COR LOCAL

A arte, a cultura e as belezas turísticas das 12 cidades-sede terão um espaço exclusivo em cada cidade que receberá a exposição, que também terá uma loja de artesanato com produtos e objetos de artistas locais. A renda gerada será revertida para a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu.

 

VALORIZAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO

O conteúdo das exposições alimentará o canal educativo do site www.brasilumpaisummundo.com.br, que disponibilizará material para professores de instituições públicas com intuito de orientá-los como agentes multiplicadores, replicando um legado de conhecimento — e reconhecimento — da cultura do futebol aos jovens estudantes brasileiros.

Outro objetivo do projeto, que tem parceria com entidades como a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil — ACMB e a Fundação Cafu, é valorizar a memória dos campeões mundiais do país. Por isso, semanalmente em cada exposição, um campeão mundial estará no local e lembrará junto com o público das glórias da seleção.

 

BRASIL UM PAÍS UM MUNDO – COLETIVA DE IMPRENSA

DATA: 17/12
HORÁRIO: 11h
LOCAL: Centro de Convenções Ulysses Guimarães — Eixo Monumental, Lote 05, Ala Sul

 

ABERTURA PARA O PÚBLICO - dia 18, 10h

 

Confira abaixo as próximas temporadas da exposição:

Curitiba: 07/01 a 03/02
Salvador: 10/01 a 06/02
Recife: 06/02 a 06/03
Porto Alegre: 23/02 a 22/03
Natal: 26/02 a 25/03
Fortaleza: 31/03 a 28/04
Belo Horizonte: 13/04 a 10/05
Cuiabá: 14/04 a 07/05
Manaus: 05/06 a 30/06
São Paulo: 09/06 a 15/07
Rio de Janeiro: 11/06 a 14/07