Brasil um país um mundo chega a Fortaleza

04 de abril de 2014 às 18h00.

A capital cearense é a última cidade-sede do Nordeste a receber a mostra que revela o Brasil por meio do futebol.

Na manhã de 1º de abril, os campeões mundiais Cafu, Viola e Ado estiveram em Fortaleza acompanhados do secretário especial da Copa 2014 do Estado do Ceará, Ferruccio Feitosa, e da secretária extraordinária da Copa 2014 de Fortaleza, Patrícia Macêdo, para apresentar à imprensa local a exposição BRASIL um país um mundo, que abre para o público dia 02/04 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Quem passear pela mostra, instalada no Museu da Cultura Cearense do Centro Dragão do Mar, terá acesso a um grandioso e exclusivo acervo de peças históricas do nosso futebol – entre camisas usadas em jogos de Copas, campeonatos oficiais e jogos amistosos, troféus, medalhas, bolas e chuteiras – que embarcam o visitante em uma viagem no tempo até os anos 1930. Vídeos, painéis, fotos e instalações interativas também retratam o futebol e a paixão do torcedor brasileiro como fenômenos multifacetados, que incidem diretamente na formação da brasilidade ao permearem as mais diversas áreas de conhecimento.

Integrante da Programação Oficial do Governo Federal da Copa do Mundo FIFA 2014, a exposição BRASIL um país um mundo rodará até julho pelas demais cidades-sede da Copa — desde sua estreia em Brasília, em dezembro passado, já passou por Curitiba, Salvador, Recife, Porto Alegre e Natal.

O futebol e a identidade brasileira

"Peças raras e exclusivas vão ilustrar não só a evolução do futebol em termos de moda e equipamentos, mas também o desenvolvimento do esporte do ponto de vista antropológico, social, na publicidade e entretenimento," diz o jornalista Ricardo Corrêa, curador da exposição.

Ana Gonçalves, diretora da Footwise, idealizadora do Brasil um país um mundo, diz que a exposição foi pensada de maneira a forma de contar a história do Brasil por meio do futebol. "O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, delineando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o país", diz Ana.

Patrocinada pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Banco do Brasil e Petrobras, co-patrocinada pelos Correios, BNDES e Banco do Nordeste e apoiada por Rede Anhanguera, Revista Placar, Getty Images, Instituto Dragão do Mar e pelas secretarias especial da Copa e de cultura do Governo do Estado de Ceará, BRASIL um país um mundo será dividida em eixos temáticos. No segmento Paixão, Diversidade & Sagrado, vídeos, objetos e fotos mostram as mandingas, as promessas e outras práticas do sincretismo religioso brasileiro são invocados pelo torcedor — o visitante poderá gravar um depoimento de 30 segundos sobre seu amor pelo futebol, que será publicado no site do projeto.

Na seção Tecnologia, fotos e painéis multimídia com infográficos ilustram a evolução do futebol em termos de estrutura (estádios, os placares), aparelhagem (os materiais e a expertise empregada nas chuteiras e bolas) e de cobertura midiática.

O papel reconciliador desempenhado pelo futebol em diversos episódios da história é tema do segmento História, que documenta as emocionantes excursões do Santos de Pelé e da Canarinho durante a Guerra de Biafra, na Nigéria, e a Guerra do Haiti. Em Moda, o recorte e o estilo dos uniformes de futebol nas várias décadas desde o século XIX são analisados.

Cor local

A arte, a cultura e as belezas turísticas das 12 cidades-sede terão um espaço exclusivo em cada cidade que receberá a exposição, que também terá uma loja de artesanato com produtos e objetos de artistas locais. A renda gerada será revertida para a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu.

 

Valorização do futebol brasileiro

O conteúdo das exposições alimentará o canal educativo do site www.brasilumpaisummundo.com.br, que disponibilizará material para professores de instituições públicas, com intuito de orientá-los como agentes multiplicadores, replicando um legado de conhecimento – e reconhecimento – da cultura do futebol aos jovens estudantes brasileiros.

Outro objetivo do projeto, que tem parceria com entidades como a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil — ACMB e a Fundação Cafu, é valorizar a memória dos campeões mundiais do país. Por isso, semanalmente em cada exposição, um campeão mundial estará no local e lembrará junto com o público das glórias da seleção.

Confira abaixo as próximas temporadas da exposição:

Belo Horizonte: 15/04 a 11/05
Cuiabá: 27/04 a 19/05
Manaus: 01/06 a 25/06
São Paulo: 10/06 a 15/07
Rio de Janeiro: 12/06 a 14/07

 

EXPOSIÇÃO BRASIL UM PAÍS UM MUNDO

TEMPORADA: 2 e 29 de abril
HORÁRIO: de terça a sexta das 9h às 18h30; sábados, domingos e feriados das 14h às 20h30
LOCAL: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Museu da Cultura Cearense
ENDEREÇO: R. Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE
ENTRADA: Grátis