Caixa Cultural apresenta camisas que contam a história da seleção

A mostra, que abre na terça, faz parte do acervo de todas as Copas, e tem peças usadas por legendas como Amarildo, Zagallo e Pelé.

9 de Dezembro de 2013, às 13:45

Cinco camisas que estiveram presentes em momentos marcantes do futebol brasileiro poderão ser vistas a partir de terça-feira (dia 10), na CAIXA Cultural Brasília, na mostra PRELIMINAR, que antecipa a grande exposição Brasil um país um mundo, que será aberta no dia 17, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Entre as peças, está o agasalho de treinamento da Seleção de Brasileira de 1962 usado por Amarildo — o ídolo botafoguense que encantou a todos por cumprir com êxito a mais impossível das missões: substituir o Rei Pelé na Copa do Mundo e trazer o bicampeonato mundial para o Brasil. Está também a camisa azul usada pelo técnico do Tri, Zagallo, na final contra a Itália em 1970, e o manto que cobriu o goleiro Júlio César nas oitavas de final da Copa de 2010, um passeio brasileiro sobre o Chile que terminou em incontestáveis 3 a 0.

Outro destaque é camisa usada por Pelé na derrota para Portugal durante a Copa de 1966, em que o Brasil foi eliminado ainda na primeira fase de forma melancólica — ainda por cima, o Rei saiu carregado de campo após ser alvo do jogo violento dos portugueses. Representando a Copa de 1986 está a camisa que o beque Oscar usou no jogo contra a França.

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO PRELIMINAR

DATA: 10/12

HORÁRIO: 9h

LOCAL: Caixa Cultural Brasília — SBS Quadra 4, anexo do edifício matriz da Caixa Econômica Federal